Seminários Avançados 2019

Em todo o mundo, novas tecnologias de vigilância ATS vem elevando a segurança do voo em rotas continentais ou oceânicas. Os radares deixam de receber investimentos de longo prazo já que paulatinamente estão sendo substituidos por sistemas ADS. 

No Brasil isso já é realidade na operação offshore, na bacia petrolífera de Campos. E até 2022 o DECEA pretende configurar todo o espaço aéreo superior com vigilância ADS-B. 

Isso evoca algumas questões importantes:

  • O que é sistema ADS?
  • Quais equipamentos minha aeronave necessita?
  • Quais as vantagens do novo sistema?
  • Quanto isso tudo vai me custar?

Este evento esclarece as tecnologias ADS - B e ADS - C.
Mas elas vêem incorporadas em novos aviônicos digitais. O mais popular deles entre todas as aeranaves de aviação geral é o Garmin G1000.

Por isso, apresentaremos a arquitetura básica do Garmin G1000, com ênfase em:

  • PFD e seus recursos 3D
  • Operação do ADS-B em G1000
  • Recursos TIS, TAS, TCAS e ADS-B "in"
  • Planos de voo PBN
  • Requesitos de operação GNSS
  • Sistemas de aumentação ABAS, SBAS e GBAS
  • Recursos de piloto automático GFC700

Programação: dia 15 de maio de 2019

  • 09:00h - Boas vindas
  • 09:30h às 12:00h - Sistemas ADS-B e ADS-C. Arquitetura, infraestrutura de solo e espaço. Operação a bordo. Equipamentos mais comuns na aviação geral. 
  • 12:00h às 13:30h - Intervalo p/ almoço
  • 13:30h às 16:00h - Operação do Garmin G1000. PFD 3D. MFD: Plano de voo PBN. Requesitos de operação GNSS. Sistemas de aumentação ABAS, SBAS e GBAS. Recursos de piloto automático GFC700.

 

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